No dia 1º de março de 2024, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu um passo significativo rumo à modernização de seus processos. Iniciou a implantação das Filas Inteligentes no SAJ Ministérios Públicos, sistema de gestão processual desenvolvido pela Softplan. O objetivo do projeto é agilizar o fluxo dos processos judiciais.
As Filas Inteligentes são uma aplicação direta da Inteligência Artificial, utilizando algoritmos avançados para categorizar e organizar automaticamente os processos de acordo com sua fase e natureza. Esse avanço tecnológico permitirá aos promotores de Justiça visualizarem de forma mais eficiente as tarefas prioritárias, otimizando o tempo de resposta e simplificando trabalhos repetitivos.
Maior eficiência com Filas Inteligentes no MPAC
A fase inicial de implantação concentra-se no módulo Ciência de Audiência. Esta fila específica tem como objetivo destacar os processos que aguardam ciência de audiência, priorizando sua resposta em menor tempo, considerando a natureza mais célere desses casos.
Marco Aurélio Ribeiro, promotor de Justiça e coordenador do SAJ no MPAC, ressalta a importância dessa ferramenta como um auxílio valioso para o trabalho da instituição:
“É uma ferramenta que vem ajudar o trabalho da Promotoria para otimizar e racionalizar a sua atuação. Ao invés de ter que se perquirir do que se trata aquele processo, a Fila Inteligente nos ajuda a direcionar o que deve ser feito e assim o promotor pode otimizar o seu trabalho.”
Novos módulos do SAJ MP disponíveis para implementação
Além disso, estão disponíveis outras filas para implementação, como “Homologação de Acordo”, “Tutela de Urgência”, “Ciência de Sentença”, “Alegações Finais” e “Não Intervenção”, conforme manifestação de interesse específico das Promotorias.
A Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ Ministérios Públicos, está em apoio constante ao MPAC, fornecendo os módulos necessários para tornar a Justiça brasileira mais ágil e eficiente.
Com essa iniciativa, o Ministério Público do Acre demonstra seu compromisso com a modernização e aprimoramento constante de suas atividades, visando oferecer um serviço público cada vez mais eficaz à população.
As Filas Inteligentes tem o poder de transformar vidas
O Ministério Público do Acre atua está à frente de ações que garantem o direito de uso do nome social. Por meio do seu Centro de Atendimento à Vítima, o MPAC acolhe vítimas de violência de gênero: crimes sexuais (cultura do estupro), crimes com motivação LGBTIfóbicas (violência contra comunidade LGBTQIA+), e mulheres reincidentes e revitimadas em violência doméstica.
A tecnologia desempenha um papel auxiliar na atuação célere do MPAC. Clique no vídeo e veja a conquista da nome da Rubby e da Vivian.