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Transformação Digital do Setor Público
Procuradorias Municipais

IA na gestão de cobranças para mais eficiência na Justiça

Pedro Henrique Machado
Tempo: 5 minutos
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A adoção da Inteligência Artificial na gestão das cobranças dialoga diretamente com os desafios para a eficiência administrativa. Otimizar estratégias de recuperação de crédito a partir da IA abre caminho para uma nova era na gestão de cobranças e processos judiciais municipais. Por um lado, é ampliado o diálogo assertivo com o contribuinte, a partir de análises mais precisas e agilidade na comunicação; por outro, contribui para o aumento da eficiência arrecadatória, otimização das rotinas de equipes e o fortalecimento da atuação junto ao município.

O SAJ Procuradorias apoia mais de 150 Procuradorias em todo o Brasil na gestão de cobrança automatizada e integrada de processos. A solução posiciona o procurador como um estrategista de cobrança: tarefas repetitivas e mecânicas ficam sob responsabilidade do sistema, analisa e indica qual método tem se mostrado mais assertivo e gerado mais retorno, proporcionando eficiência no tempo investido para o trabalho nas Procuradorias.

Desafios globais da cobrança da Dívida Ativa

A cobrança da Dívida Ativa é um dos maiores gargalos da gestão pública brasileira. Estima-se que trilhões de reais, dos estados e municípios, estejam inscritos, mas apenas uma pequena fração desse valor é recuperada.

Entre as razões para esse cenário estão a morosidade judicial, a fragmentação dos processos de cobrança, a baixa integração entre sistemas e a dificuldade em localizar devedores. Na prática, muitos créditos prescrevem sem que os entes públicos consigam reaver os valores, gerando impacto direto no financiamento de políticas públicas essenciais.

Esse desafio não é exclusivo do Brasil. Governos em todo o mundo enfrentam pressões crescentes para aumentar a eficiência arrecadatória e reduzir desperdícios. A tendência global aponta para a adoção de tecnologia, automação e Inteligência Artificial como oportunidades para modernizar a gestão de cobranças, aumentar a efetividade da arrecadação e melhorar a relação com o cidadão.

Resolução nº 547 e a transformação digital nas Procuradorias

Nesse contexto, a transformação digital das Procuradorias Municipais e Estaduais se torna estratégica. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 547, estabeleceu diretrizes para um tratamento mais racional e eficiente das execuções fiscais, estimulando a adoção de medidas administrativas e conciliatórias antes do ajuizamento.

É justamente nesse cenário que o SAJ Procuradorias se destaca. Desenvolvido pela Softplan Setor Público, a solução oferece uma plataforma completa para a gestão da cobrança da Dívida Ativa, integrando todas as fases — da etapa administrativa e conciliatória até a execução fiscal judicial.

O sistema centraliza as informações, integra-se automaticamente com cadastros da Dívida Ativa, organiza fluxos de cobrança e possibilita que Procuradorias concentrem seus esforços em estratégias de maior valor agregado. Trata-se de uma solução que atende diretamente às orientações do CNJ, ao mesmo tempo em que promove eficiência, padronização e transparência.

Diferenciais de inovação com IA

O grande diferencial da Inteligência Artificial está no uso intensivo e na automação para transformar o ciclo de cobrança, como oferece o SAJ Procuradorias. Entre as funcionalidades da solução que potencializam resultados, destacam-se:

  • Régua automática de notificação: permite programar comunicações ao devedor, registrando automaticamente as respostas e integrando o histórico em um só lugar;
  • Comunicação omnichannel: WhatsApp, e-mail, SMS e outros canais são utilizados de forma integrada, ampliando as chances de contato efetivo com o contribuinte;
  • Portal de conciliação com chatbot de IA: contribuintes podem negociar acordos online de forma simples, acessível e disponível 24 horas por dia, com suporte de um assistente virtual inteligente;
  • Enriquecimento de dados: a plataforma cruza informações com bases externas para localizar devedores e aumentar a assertividade das notificações;
  • Classificação automática de atos processuais: a IA analisa documentos, sugere classificações e gera minutas de respostas, liberando procuradores de tarefas repetitivas.

Além de acelerar fluxos, as funcionalidades contribuem para uma atuação mais estratégica das equipes, que passam a dedicar mais tempo a casos complexos e de maior impacto financeiro.

PGM Manaus: aumento na arrecadação em R$ 4,9 mi em um ano

Os resultados obtidos pela Procuradoria-Geral do Município de Manaus, no Amazonas, é emblemático e contextualiza o impacto do SAJ Procuradorias para a gestão de cobranças: somente em um ano, a arrecadação com Dívida Ativa aumentou em R$ 4,9 milhões. O tempo médio para encerramento de pendências caiu de 20 dias para apenas 6 dias, evidenciando ganhos de agilidade e eficiência.

Desde a implantação do SAJ na PGM Manaus foram arrecadados mais de R$ 2,6 bilhões em processos de Dívida Ativa ajuizados.

Além dos ganhos financeiros e operacionais, a transformação digital trouxe benefícios ambientais: só em 2023, foram evitadas mais de 1 milhão de impressões de papel, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Esses resultados mostram que a tecnologia não é apenas suporte, mas um fator decisivo para transformar a forma como o setor público lida com a Dívida Ativa.

O Procurador-Geral da PGM Manaus, Dr. Ivson Coêlho, reforça de maneira geral o impacto do SAJ Procuradorias para a gestão de cobranças e eficiência nas procuradorias. “Isso é importante primeiro pela velocidade das informações que conseguimos prestar. O próprio processo de certidão negativa, apreciado pela PGM, tem facilitado ainda mais o acesso aos autos e às decisões, garantindo higidez na concessão ou não”, destaca.

Futuro da gestão eficiente de cobranças administrativas

A inteligência artificial e a automação serão cada vez mais determinantes na modernização da Justiça e na gestão eficiente da Dívida Ativa. Procuradorias que adotarem soluções inovadoras estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios fiscais, atender às demandas sociais e contribuir para a sustentabilidade financeira dos municípios e estados.

A Softplan Setor Público, com mais de 30 anos de experiência em tecnologia para a Justiça e presença consolidada em todo o país, se posiciona como parceira estratégica nesse processo. Por meio do SAJ Procuradorias, oferece uma solução robusta, inovadora e alinhada às melhores práticas, capaz de potencializar resultados, aumentar a arrecadação e fortalecer a gestão pública.

O futuro da Justiça é digital, integrado e inteligente. E a transformação já está em curso.

Pedro Henrique Machado é Coordenador Comercial da Softplan Setor Público, onde trabalha há mais de 13 anos. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC.

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