Pular para o conteúdo
Transformação Digital do Setor Público
Procuradorias Municipais

Qual o impacto do processo digital nas prefeituras?

Comunicação
29 de agosto de 2025 Tempo: 3 minutos
Compartilhe

A tecnologia impulsionou a implementação do processo digital nas prefeituras, conferindo maior facilidade e transparência no setor público.

Nesse novo cenário em que a prefeitura possui um processo digital, os agentes públicos se depararam com mudanças significativas, principalmente no sentido de garantir mais agilidade e qualidade na prestação de serviços aos cidadãos. Muitas prefeituras já se beneficiaram com a adoção de soluções especializadas para o gerenciamento dos processos digitais. Entre as principais vantagens, podemos destacar a otimização do fluxo de trabalho, a racionalização de recursos, a economia de tempo nos trâmites administrativos e a redução no tempo de ajuizamento dos processos.

Na prefeitura de Florianópolis, por exemplo, a utilização de um sistema de gestão para procuradorias ajudou a diminuir o tempo de ajuizamento dos processos em 97,34%. Antes da informatização da Procuradoria, os processos físicos levaram cerca de 276 dias para serem ajuizados. Com o processo digital, os ajuizamentos passaram a ser feitos em aproximadamente 3 dias.  

A modernização conquistada pelo fato da prefeitura utilizar processo digital ajudou a diminuir a burocracia na gestão pública, aproximando a população por meio do uso da tecnologia. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo o uso do papel e promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos.

Vantagens da prefeitura ter um processo digital

A prefeitura com processo digital implantado em sua rotina identificam o aumento da produtividade entre os servidores. Essa vantagem também trouxe, como consequência, a possibilidade de a Procuradoria Geral do Município organizar e gerenciar grandes volumes de documentos e processos de forma mais ágil e eficiente. Esse fator pode influenciar positivamente na arrecadação do município.

A tecnologia passou a auxiliar os procuradores municipais na gestão dos processos jurídicos no ambiente digital. A iniciativa é considerada inovadora e necessária para a gestão pública, principalmente por ajudar na diminuição do congestionamento processual do Judiciário com relação aos processos de Execução Fiscal.

De acordo com o relatório anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça em Números 2016, os processos de Execução Fiscal são os grandes responsáveis pela alta taxa de congestionamento do Poder Judiciário. Eles representam aproximadamente 39% do total de casos pendentes e apresentam congestionamento de 91,9%. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o maior da América Latina, conquistou bons índices de produtividade ao adotar o Projeto 100% Digital. Os resultados apresentados demonstram significativa economia de tempo e de papel, além da redução da burocracia no Judiciário.

Processo digital nas prefeituras como alternativa para desburocratizar o setor

A informatização dos Tribunais de Justiça do País tem ajudado a impulsionar a adoção de sistemas de gestão em procuradorias municipais, com o objetivo de implementar o processo digital nas prefeituras. Nesse sentido, uma alternativa acessível seria investir na utilização de um software para as procuradorias, capaz de organizar eletronicamente as atividades.

As prefeituras que já tem um processo digital já são consideradas uma tendência a ser seguida pela maioria dos órgãos públicos, principalmente por contribuir para a otimização do tempo dos servidores e para uma maior transparência da gestão. A prática ainda promove a redução do uso do papel, contribuindo com a sustentabilidade no setor. Também provoca uma economia considerável de tempo nos trâmites administrativos, simplificando a burocracia e as rotinas de trabalho. Todas essas vantagens impulsionam um ambiente administrativo informatizado e proativo, características essenciais para promover uma gestão memorável.

O perfil Comunicação do blog da Softplan Setor Público é um canal de conexão com o conhecimento. Aqui, traduzimos temas técnicos em conteúdos acessíveis, damos visibilidade a boas práticas e impulsionamos, com base em dados e experiências, caminhos para um Setor Público mais inovador, integrado e confiável.

Posts relacionados

Procuradorias Municipais

Nova integração do SAJ com a 2ª instância do TJSP fortalece a atuação das Procuradorias

A tecnologia jurídica é uma aliada estratégica na modernização da atuação das Procuradorias. Com a intensificação da transformação digital no setor público, o ritmo das…

Comunicação
Comunicação
Procuradorias Municipais

A função consultiva nas Procuradorias e o uso de tecnologia

As Procuradorias Gerais dos Estados e dos Municípios são órgãos da Administração Pública responsáveis por exercer a advocacia institucional dos entes federativos. Entre suas atribuições…

Fernando Marcio Martins de Brito
Fernando Marcio Martins de Brito
Procuradorias Municipais

Como a Execução Fiscal pela Resolução 547 do CNJ transforma municípios 

O cenário da execução fiscal no Brasil passou por uma transformação significativa com a chegada da Resolução 547 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em…

Fernando Marcio Martins de Brito
Fernando Marcio Martins de Brito