A administração pública no Brasil tem experimentado diversas evoluções ao longo das últimas décadas. Observam-se movimentações que têm promovido gradativamente uma transição de um modelo fundamentado no trâmite de papel para outro, cada vez mais focado na produtividade, economicidade e transparência.
Com o investimento contínuo em tecnologia, as instituições buscam cada vez mais a profissionalização, organização, gestão, digitalização e automatização de rotinas para apoio aos procedimentos internos e à garantia de produtividade dos servidores
Já os órgãos públicos responsáveis pela mobilidade e transporte enfrentam desafios crescentes para atender às demandas da população, exigindo serviços mais eficientes, acessíveis e transparentes. A fragmentação de sistemas e a falta de integração entre as diversas áreas administrativas e operacionais tornam-se barreiras à execução de suas atividades.
A Solução Integrada para Órgãos de Mobilidade e Transporte Público (SIMOT) surge como uma solução robusta e abrangente, concebida para centralizar e integrar os principais processos de fiscalização, gestão financeira e controle de informações gerenciais especializados nas atividades-fim dos órgãos de mobilidade e transporte. É uma solução integrada, apta a atender as necessidades de gestão da mobilidade e transportes públicos, proporcionando não apenas eficiência operacional, mas também uma maior transparência e responsabilidade socioambiental.
É uma solução que integra as funcionalidades de forma coesa, diferentemente das soluções estanques disponíveis, que resolvem apenas uma etapa isolada do processo. Com o SIMOT, os órgãos podem contar com uma plataforma robusta, garantindo uma administração eficiente, transparente e sustentável das diferentes fases de seus principais processos finalísticos.
Importante destacar algumas características e vantagens das principais funcionalidades da solução tecnológica ora ofertada:
- Gestão do sistema de transporte intermunicipal de passageiros: permite a gestão de processos relacionados à gestão do transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros, abrangendo gestão da atualização de registros, licenças e registro cadastral de Permissionários do Sistema Complementar e Concessionárias do Sistema Intermunicipal de Passageiros.
- Processos especialistas de fiscalização de serviços públicos: permite o trâmite de processos voltados à regulação de serviços públicos (como transporte intermunicipal de passageiros), a fim de possibilitar a supervisão, controle e avaliação das ações e atividades decorrentes do cumprimento da legislação específica relativa aos serviços públicos concedidos; fiscalizando a prestação dos serviços públicos concedidos, incluídos os aspectos contábeis e financeiros e os relativos ao desempenho técnico operacional; expedir regulamentos de ordem técnica e econômica, com vistas ao estabelecimento de padrões de qualidade para prestação dos serviços; otimização dos custos; segurança das instalações; e atendimento aos usuários.
- Gestão de receitas próprias: realiza a consolidação geral das receitas próprias do órgão aos sistemas da solução requerida, permitindo listar os recursos financeiros arrecadados, identificar as receitas vencidas e não quitadas e verificar o cronograma de receitas para os meses subsequentes. Possibilita a emissão das Guias de Recolhimento (GR) de receitas no formato FEBRABAN, com os respectivos valores e prazos de pagamento estabelecidos de acordo com as normas de cada uma das taxas de serviço e remunerações a serem pagas ao Departamento pelos requerentes. Permite o cancelamento do documento e a reimpressão considerando a necessidade de aplicação de multas e juros quando o prazo para a quitação estiver expirado.
- Informações gerenciais: permite o monitoramento de indicadores e a geração de dashboards e gráficos para a obtenção de informações gerenciais consolidadas a partir da base de dados gerada a partir dos sistemas da solução, sobre os quais poderão ser aplicados filtros e agregações.
Ao unir os diversos aspectos relacionados à fiscalização, ao controle de receitas e à tomada de decisões com base em dados consolidados, a solução promove uma visão holística das operações, reduzindo a dependência de múltiplos sistemas e ferramentas fragmentadas, transpondo as dificuldades operacionais na gestão da mobilidade e transporte público ao concentrar, em uma única solução, funcionalidades de uma ferramenta tecnológica que suporte as atividades cotidianas envolvidas, de forma a agregar à Instituição os seguintes benefícios estratégicos:
- Centralização de processos e informações essenciais, reunidos em uma única plataforma, eliminando a necessidade de sistemas e ferramentas adicionais;
- Maior eficiência operacional com a automação de processos, reduzindo o tempo e os recursos necessários para execução das atividades, com diminuição de retrabalho, custo e quantitativo de pessoas envolvidas na execução, permitindo o direcionamento de profissionais para atividades de análise dos resultados e inovações dos processos atuais;
- Maior agilidade no trâmite das informações, maior produtividade na execução das rotinas operacionais e técnicas, racionalização de recursos, com consequente melhoria geral na qualidade dos serviços prestados à sociedade;
- Transparência e conformidade dos processos e informações, garantindo maior controle e auditoria dos processos;
- Flexibilidade de configuração e adaptação de fluxos e especificidades de cada órgão;
- Disponibilização de interfaces para que a entrada de dados em campo seja por meio de interfaces web com acesso on-line à internet;
- Proporcionar aos gestores o controle estratégico sobre as fiscalizações;
- Facilidade na localização e consolidação de informações, agilizando o controle, a organização e a recuperação das informações mediante o armazenamento integrado dos dados em um repositório único;
- Informações gerenciais de qualidade e prontamente acessíveis, decorrente da unificação do ponto de armazenamento e pesquisa por meio de uma base de dados única e comum, resultando em mais subsídio aos processos de tomada de decisão.
Além da especialização, que torna a Solução mais robusta em termos de funcionalidades e segurança, contempla um conjunto de recursos aptos a atender a Administração Pública em termos de gestão de mobilidade e de transporte público.
A POLIGRAPH hoje é um representativo player nacional na informatização de processos especialistas em órgãos públicos, estando presente com suas soluções em onze Estados brasileiros e no Distrito Federal, além de administrações municipais. Essa experiência permitiu a construção da SIMOT com assertividade abrangendo as necessidades dos órgãos que atuam nesse segmento.
A Solução Integrada para Órgãos de Mobilidade e Transporte Público (SIMOT) representa uma mudança paradigmática na forma como os órgãos de mobilidade e transporte conduzem suas atividades. A integração das funcionalidades de fiscalização, gestão do transporte, controle financeiro e informações gerenciais assegura que cada área contribua de forma complementar para os objetivos organizacionais, eliminando redundâncias e melhorando o fluxo de informações.
Essa completude, proporcionada pelo conjunto de funcionalidades integradas, é o diferencial que transforma o sistema em um instrumento estratégico, empoderando os gestores públicos a tomar decisões fundamentadas, otimizar recursos e garantir que as demandas da população sejam atendidas com qualidade e eficiência. Em um cenário de crescentes desafios na mobilidade urbana, a SIMOT se posiciona como essencial para a modernização e o fortalecimento e de órgãos de mobilidade e transporte.
A POLIGRAPH é a única desenvolvedora e proprietária dos direitos exclusivos de comercialização e manutenção em todo o território nacional da SIMOT.