O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC) iniciou uma nova etapa da sua jornada de Transformação Digital em 2023. Meses mais tarde, as mudanças promovidas levariam a um aumento significativo na arrecadação oriunda da Dívida Ativa, além de outros benefícios como automação das rotinas de gestão da Procuradoria, ajuizamento em lote e consequente crescimento da produtividade.
A mudança iniciou-se com uma visão entusiasta do uso da tecnologia dentro da instituição, trazida pelo novo corpo gestor. O atual Presidente do Conselho, Fernando Amorim Willrich, buscava preparar o Conselho para situações e evoluções específicas, entre elas evoluir a jornada de Transformação Digital do CRECI-SC. O Procurador Jurídico Flaviano Tauscheck relembra: “O Presidente dizia ‘Como pode uma procuradoria com tantos processos ainda não ter um sistema informatizado?’”
CRECI-SC buscava uma solução para ajuizamento em lote
A equipe da Procuradoria do CRECI-SC foi estimulada, então, a pesquisar soluções jurídicas que atendessem uma série de demandas da área. “A maior necessidade, de fato, do CRECI-SC era automatizar a Procuradoria. Buscávamos, por exemplo, controle de produtividade, o ajuizamento em massa de processos, o controle de modelos e de parcelamento.” elenca o também Procurador Jurídico Andriw Mário Santana.
O Dr. Andriw Santana foi o responsável por pesquisar as soluções disponíveis no mercado e fazer um benchmarking com outras instituições públicas que já usavam sistemas de automatização de processos e tarefas. Nessas pesquisas, o CRECI-SC chegou ao SAJ Procuradorias, solução desenvolvida pela Softplan Setor Público e utilizada por mais de 100 Procuradorias municipais e estaduais. “Entendemos que seria o sistema que melhor contemplaria as nossas necessidades aqui.” diz o Dr. Flaviano Tauscheck.
CRECI-SC automatiza controle de demandas, antes feito via Excel
O CRECI-SC iniciou a adoção do sistema em dezembro de 2022, passando por um período de parametrização e integração do SAJ Procuradorias, para posterior capacitação da equipe. Em agosto de 2023, o Conselho passou a fazer seus ajuizamentos de forma automatizada e em lotes, beneficiando-se também das demais funcionalidades do sistema.
O Conselho saiu de um cenário de controle de demandas via planilha de Excel para um cenário de gestão automatizada e ajuizamentos não mais individualizados. Já em agosto de 2023, o CRECI-SC conseguiu dar vazão a um grande volume de ajuizamentos. “Foi possível graças ao sistema. A possibilidade de ajuizamento em massa é o que viabilizou a gente dar vazão, em um curto prazo, a esse volume grande de ajuizamento” analisa o Dr. Flaviano Tauscheck.
Na avaliação do Procurador Jurídico, esse mesmo volume de ações não seria ajuizado em um curto prazo de tempo caso o CRECI-SC usasse um sistema individual, que exigisse o ajuizamento manual de cada uma delas. Para o final de 2024, a meta do CRECI-SC é ajuizar mais de 1700 ações.
Recuperação da Dívida Ativa aumenta após adoção do sistema
Essa celeridade na rotina de trabalho influenciou diretamente o aumento na arrecadação gerada pelo trabalho dos Procuradores. Devido ao tempo de uso do sistema, o Conselho ainda não consegue fazer uma comparação por ano. No entanto, a equipe avalia que o CRECI-SC já superou a arrecadação integral de 2023. “Já recuperamos a arrecadação do ano passado, sendo perceptível a diferença com e sem sistema” finaliza Dr. Andriw Santana.
Com o SAJ Procuradorias, o CRECI-SC não apenas adotou uma rotina de trabalho mais tecnológica e eficiente, mas também se tornou um exemplo de como é preciso ter promotores da Transformação Digital dentro da instituição para que ela de fato aconteça. Para o futuro dessa jornada, o Conselho mira em uma integração maior entre seus sistemas e um uso cada vez maior dos dados para guiar suas análises de produtividade e gestão de demandas.
É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui experiência internacional na Universidad Nacional del Sur (Argentina). Taynara está na Softplan há mais de três anos, atualmente é redatora na Unidade Setor Público.