O andamento das obras públicas em tempo real com fotos, vídeos e principais informações do contrato, como valores, prazo, entre outros, de forma integrada e georreferenciada, já estão disponíveis à população de Criciúma no Portal Transparência do município, no Mapa Interativo de Obras.
O Mapa Interativo de Obras é uma funcionalidade importante para administração pública, pois promove a transparência e oferece ao cidadão acesso às informações das obras em andamento, bem como as informações financeiras contendo detalhes atualizados de cada etapa da construção em um mapa virtual aberto e disponível na internet.
A plataforma integra o software de gestão de obras públicas Obras.gov, uma solução da Softplan Setor Público — especialista em tecnologia para a Gestão Pública, disponibilizada em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) e Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e lançado este ano,
“O nosso objetivo é sempre ser transparente. Mostrar o que estamos fazendo com o dinheiro público. Não é à toa que Criciúma foi considerada a cidade mais transparente de Santa Catarina. Agora, com esse novo software, a nossa população vai poder acompanhar todas as obras do nosso município e ter informações importantes sobre elas”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.
Informatização e Mapa Interativo de Obras
Com o Mapa Interativo de Obras, além de facilitar o acesso da população às obras públicas, a iniciativa agiliza os processos internos dentro da Secretaria de Obras, conforme explica o gestor da pasta, Tita Belloli. “É um software que facilita muito o nosso trabalho. Conseguimos acompanhar todas as mediações, andamento, prazos, tudo de maneira on-line”.
Projeto
A TI foi a responsável pelo planejamento do projeto. Os estudos iniciaram no final de 2019. “Nós queríamos desenvolver uma solução informatizada que integrasse todas as informações dos contratos de obras, de uma forma ágil, inteligente e fácil. Por isso, analisamos e entendemos todos os processos envolvidos na Secretaria para garantir uma ferramenta que agilizasse os processos e suprisse as demandas de fato”, contou o diretor da TI, Tiago Ferro Pavan.
Via assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Criciúma.