A Secretaria DF Legal dará um salto tecnológico em 2024 ao implementar o Sistema Integrado de Demandas e Arrecadação Fiscal (SIDAF), uma solução desenvolvida pela Softplan Setor Público. Essa decisão é motivada pelo sucesso do SIDER, outra solução do portfólio Softplan, que tem impulsionado positivamente as operações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Assim, o SIDAF trará inovação à gestão do mobiliário urbano, lançamentos de taxas e preços públicos, consolidando todos os dados das ações fiscais.
Implantação do SIDAF no DF Legal
A implantação do SIDAF, agendada para o primeiro semestre de 2024, será dividida em três etapas estratégicas:
A primeira etapa lançará o módulo Taxa de Funcionamento de Estabelecimento (TFE) e a Taxa de Execução de Obras (TEO). Em seguida, haverá a implantação do módulo responsável pela gestão, cálculo e cobrança do preço público. Por fim, na terceira etapa, a ênfase estará na fiscalização coordenada de autuações relacionadas a atividades econômicas, resíduos sólidos e obras.
Essa abordagem gradual permitirá que a DF Legal absorva eficazmente as funcionalidades do SIDAF, garantindo uma transição suave para a modernização da fiscalização e gestão fiscal. Desta forma, garantindo diversos benefícios como:
- Fiscalização realizada de forma coordenada e padronizada, mesmo em modo off-line;
- Eficiência operacional com diminuição de retrabalho, tempo e custo, eliminando a necessidade de tramitação em papel nos processos;
- Georreferenciamento das ocupações referenciadas à malha urbana, evitando erros no registro do local;
- Gestão informatizada, tendo a possibilidade de gerenciar solicitações, ocupações e receitas próprias.
A melhor solução para Gestão Fiscal
O SIDAF vai permitir que a DF Legal gerencie solicitações e ocupações nas áreas urbanas de maneira eficiente, proporcionando ferramentas para o cadastro, gerenciamento, acompanhamento de solicitações, vistorias e controle das receitas geradas.
A iniciativa da DF Legal em implantar o SIDAF revela um compromisso notável com a modernização e a eficiência na gestão fiscal. Ao adotar essa tecnologia inovadora desenvolvida pela Softplan, a Secretaria demonstra uma visão estratégica, visando aprimorar significativamente a fiscalização e a administração de ocupações urbanas.
A implantação do SIDAF é um grande passo para à Transformação Digital, otimizando processos, reduzindo custos e oferecendo uma fiscalização mais eficaz. É desta forma que a Secretaria DF Legal busca proporcionar serviços públicos de excelência, alinhados às demandas contemporâneas e às melhores práticas tecnológicas disponíveis.
Para saber mais detalhes sobre a implantação do SIDAF, leia a notícia na íntegra no site da Agência Brasília. Além disso, você pode explorar as histórias de sucesso de outros Departamentos de Estradas de Rodagem (DERs) pelo Brasil que obtiveram resultados positivos com o uso do SIDER.