A falta de mão de obra no setor público pode prejudicar a gestão dos contratos de obras. Sem o número de profissionais necessários para a execução das tarefas, o gestor precisa otimizar o trabalho para que seja conduzido com a equipe reduzida, ao mesmo tempo em que agiliza os processos para não impactar a finalização da obra.
Tudo isso de forma manual ou, quando há automação, de forma descentralizada. O uso da tecnologia pode mudar este cenário, tornando-o mais ágil e eficiente.
Os desafios para gerenciar contratos de obras rodoviárias
Imagine a seguinte situação: um processo que deveria ser simples, como encontrar uma informação importante, não é feito de forma rápida, pois a equipe precisa lidar com um volume de dados maior do que é capaz de manusear. Em grande parte dos casos, as informações estão em documentos físicos, empilhados ou distribuídos em arquivos.
Se as informações não estão em um local fácil de encontrar, o controle também é prejudicado. Ainda mais que, normalmente, esta tarefa é feita no Excel, que não é uma ferramenta de atualização simultânea. Requer que as informações sejam adicionadas na planilha, que deve ser salva e compartilhada com os outros profissionais da equipe. Em caso de uma atualização equivocada, não é possível saber quem editou para fazer a confirmação do dado.
O uso da automação elimina estes e outros problemas. O SIDER é uma solução para gestão completa da infraestrutura de transportes e obras, que gerencia contratos de obras rodoviárias, receitas, fiscalização e manutenção rodoviária. Para atender cada área com eficiência, a solução é composta por mais de 20 módulos.
Quais são as soluções do SIDER para gerenciar contratos de obras rodoviárias?
Um dos benefícios de investir em tecnologia para gerenciar contratos de obras rodoviárias é a automatização da importação das tabelas referenciais de preço para composição de orçamento, que torna mais ágil o processo de elaboração dos custos. Além da composição de orçamentos, um software completo para gestão de obras rodoviárias auxilia na entrega da obra no prazo e com qualidade, facilitando o gerenciamento dos riscos e permitindo o acesso às informações de forma rápida e segura. É possível ter uma gestão eficiente mesmo com uma equipe reduzida ou incompleta.
Além disso, as informações ficam centralizadas em um único lugar. Assim, nenhum profissional perde tempo na hora de fazer a busca por um documento e não há riscos da perda de dados. O SIDER aumenta a eficiência em diferentes processos da gestão, saiba quais são:
Reduza o tempo na composição de custos e orçamentos
Com o SIDER, é possível reduzir o tempo gasto com o desenvolvimento de orçamentos e custos das obras rodoviárias e edificações em até 80%. O sistema importa as tabelas referenciais de preço que são mais utilizadas no processo, como SINAPI e SICRO, mas também permite que um modelo próprio seja criado.
Os valores adicionados na planilha de orçamento também podem ser atualizados pelo sistema até o momento da licitação. Isso facilita a composição mesmo quando a licitação demora para acontecer;
Tenha todas as informações em um só lugar
A gestão de contratos de obras rodoviárias e as informações de cronogramas, saldos e alterações de dados são armazenadas e mantidas no mesmo lugar. Desta forma, os dados são consultados com facilidade, bem como a gestão de planilhas de serviços, o andamento físico das obras e os controles e medições iniciais ou de reajuste.
O cálculo dos preços iniciais e de reajuste das medições é feito automaticamente e o sistema notifica quando há a inclusão de dados incorretos. Estas informações podem ser acessadas no aplicativo do sistema, instalado em qualquer dispositivo móvel;
Controle o uso dos materiais nas obras
O sistema facilita o trabalho do engenheiro no canteiro de obras, pois calcula, classifica e distribui os volumes de planilhas de cubação. A classificação inclui a determinação da distância média de transporte e informa a medição para o sistema. Com esta informação, o sistema gerencia os contratos.
Sem este recurso, o engenheiro teria que fazer todos os cálculos de forma manual ou adicionar dado por dado em uma planilha de Excel;
Compare a necessidade de recursos com o orçamento disponível
O SIDER disponibiliza informações sobre orçamentos, empenhos, faturas, liquidações, pagamentos, saldos disponíveis e dívidas em aberto. Além disso, é integrado com o sistema orçamentário do estado, que permite ao gestor saber se a necessidade de recursos pode ser atendida pelo orçamento disponível;
Tenha uma visão geral das obras em andamento
Ao contrário do processo manual, que exige a conferência de documentação por documentação de cada obra, o SIDER conta com o Mapa Interativo de Obras. Este recurso permite que o gestor tenha uma visão geral de todas as obras que estão em andamento na instituição. O Mapa reúne as informações dos contratos, aditivos, medições e georreferenciamento.
O Mapa Interativo, assim como todo o sistema, também pode ser acessado de forma remota, por meio de qualquer dispositivo móvel. Desta forma, o gestor, engenheiro ou fiscal pode tirar fotos e fazer vídeos do canteiro de obras e adicioná-los ao sistema. O Mapa também pode ser disponibilizado para os órgãos de controle e para a população em geral, auxiliando na transparência e na prestação de contas.
Graduada em Ciências de Computação pela UFSC e especialista em gestão Empresarial e Big Data. Tem sólida experiência como líder de produtos digitais, análise e desenvolvimento de sistemas. Atua há mais de 15 anos na Softplan. Hoje é product owner em sistemas para o Setor Público com foco em gestão de obras públicas.