O sistema de Gestão de Processos de Licenciamento Ambiental (GPLA) é uma tecnologia desenvolvida pela Softplan Setor Público que otimiza e integra todas as etapas de qualquer tipo de licença ambiental – da solicitação até a emissão. O sistema é totalmente adequado às particularidades de cada órgão e permite a parametrização de qualquer nível de complexidade. Inteligência, automação e menos burocracia para que a atuação do órgão seja focada no que mais importa: gestão e fiscalização.
O GPLA pode ser customizado de acordo com o nível de complexidade do órgão e as particularidades da legislação. Os fluxos de cada licença são mapeados e configurados para seguir uma árvore de decisões: em cada solicitação, o sistema conduz o usuário ao correto preenchimento.
O preenchimento é feito via portal web, em que o empreendedor pode solicitar a licença autodeclaratória de forma ágil e intuitiva, com a emissão automática. E durante a solicitação, o GPLA identifica as particularidades do empreendimento e aponta o correto preenchimento. Desconformidades são barradas no ato pela própria solução.
O GPLA pode ser integrado com qualquer solução de processo digital do órgão (SEI, Solar BPM, 1Doc, entre outros) – ou até mesmo por e-mail. Depois do correto preenchimento, as licenças autodeclaratórias são emitidas na hora. Já as de maior complexidade chegam prontas para análise interna do órgão, com toda a documentação indicada durante a solicitação.
Conheça a seguir mais detalhes das funcionalidades e dos benefícios do GPLA:
Construção flexível de fluxos
Cada tipo de licença pode ter um fluxo de solicitação diferente. O GPLA oferece total flexibilidade nessa construção, o que inclui:
- Definição das informações solicitadas em cada etapa;
- Checagem do histórico de licenças;
- Validação de licenças dependentes;
- Solicitação de registros externos.
Solicitação de licença facilitada
As solicitações são configuradas no modelo de árvore de decisão. Isso significa que, no portal de licenciamento ambiental, o empreendedor é guiado pelo próprio sistema para o caminho ideal, desde o início do preenchimento até a efetiva emissão da licença. Em caso de inconformidades, o sistema exibe mensagens de instruções e até mesmo barra a continuidade da solicitação.
Lista de documentos obrigatórios facilitada
Configuração flexível da lista de documentos necessários na solicitação de acordo com as tipologias e finalidades informadas. O sistema exige somente os documentos realmente necessários para realizar a análise da solicitação da licença, de acordo com tipo do empreendimento e uma série de outros critérios automaticamente solicitados ao empreendedor.
Verificações por georreferenciamento
Durante a solicitação, o sistema apresenta um mapa interativo, em que é possível verificar se o empreendimento do solicitante está localizado em área de manancial, reserva, bacia, entre outros.
Gestão automática das licenças emitidas
Acompanhamento automatizado e inteligente das licenças emitidas, permitindo a reemissão, o cancelamento e o gerenciamento dos prazos de vencimento.
Formulários dinâmicos no-code
A solução permite a construção de formulários dinâmicos de forma no-code – sem a necessidade de programação. Permite a personalização com uma variedade de elementos, facilitando a comunicação entre os campos.
Integração com sistema de processo digital
O GPLA é totalmente integrado com o sistema interno de processos digitais do órgão: SEI, Solar BPM, 1doc, entre outros – e até mesmo com o e-mail. Licenças autodeclaratórias são emitidas na hora. E as de maior complexidade chegam prontas para a análise técnica.
Cálculo automático de qualquer tipo de licença
A flexibilidade de parametrização para cálculos leva em consideração tipologia, finalidade e condições específicas, preços fixos e preços por tipo de imóvel. As configurações respeitam as regras particulares de cada licença, calculando automaticamente os valores com base nos dados informados e gerando o respectivo boleto.