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Gestão de Processos de Governo

Piracicaba oferece mais de 100 serviços digitais ao cidadão com o Prefeitura Sem Papel 

Comunicação
Atualizado em: 1 de setembro de 2024
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A Prefeitura de Piracicaba lançou oficialmente aos cidadãos no dia 1º de agosto o programa Prefeitura Sem Papel. O portal de serviços online reúne mais de 100 serviços essenciais à população, como débito e parcelamento de IPTU, abertura de empresas, solicitação de alvará, entre outros. Agora, todos esses processos administrativos poderão ser feitos e acompanhados de forma totalmente digital. 

A intenção do poder público municipal é levar a transformação digital para facilitar a vida dos munícipes. Essa mudança do analógico para o eletrônico, baseada no programa Prefeitura Sem Papel, é uma das principais demandas da administração pública de Piracicaba na gestão do prefeito Luciano Almeida.  

“A partir de agora os cidadãos podem acessar os serviços públicos com mais transparência e segurança e ainda teremos uma economia significativa de recursos financeiros eliminando a impressão de documentos e a movimentação de processos físicos entre setores, muitas vezes de um prédio a outro. O cidadão vai perceber que seus processos serão resolvidos com maior rapidez”, disse o prefeito. 

Para viabilizar a digitalização dos mais de 100 serviços públicos, a Prefeitura de Piracicaba contratou, via licitação, a plataforma de gestão de processos administrativos digitais Solar BPM, desenvolvida pela Softplan. 

“É uma interface amigável e fácil que permitirá aos usuários fazerem seus cadastros, solicitarem e consultarem os serviços e informações que desejam”, explicou Ângelo Rossi, coordenador de TI da Softplan.

Mais de 100 serviços digitais disponíveis aos cidadãos

O programa Prefeitura Sem Papel consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado que vai possibilitar aos cidadãos de Piracicaba acompanharem os processos feitos ao Executivo. O acesso pode ser feito por computador, celular ou tablet, conferindo agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico. A iniciativa ainda vai gerar economia aos cofres públicos com a redução de papel e toner para impressão, além de demandas do dia a dia administrativo. 

Para utilizar o portal Prefeitura Sem Papel, o munícipe deverá fazer um rápido cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link ou no Térreo 2 do Centro Cívico. 

Com o acesso ao programa, o cidadão poderá solicitar mais de 100 serviços digitais, como:  

  • Débito e parcelamento de IPTU; 
  • Abertura de empresas; 
  • Solicitação de alvará para reforma e construção; 
  • Cartão de estacionamento para idoso e Pessoas com Deficiência (PcD); 
  • Registro de profissionais autônomos; 
  • Alvará de funcionamento (solicitação e renovação); 
  • Isenção de IPTU; 
  • Solicitação de serviços diversos como cata cacareco, poda de árvore, buracos em vias; 
  • Serviços de mobilidade urbana; 
  • Serviços de zoonoses como castração e recolhimento de animais, entre outros. 

Sistema tramita processos administrativos internos

Além de possibilitar a disponibilização de serviços ao cidadão, o Solar BPM também é a plataforma em que os servidores municipais tramitam os processos administrativos internos. Ao todo, mais de 1,3 mil assuntos processuais já foram cadastrados no sistema, que possibilita maior controle e agilidade e menos burocracia na tramitação. Desde o dia 3 de julho os funcionários públicos já vinham fazendo uso da ferramenta, que foi disponibilizada aos munícipes um mês depois, em comemoração ao aniversário de Piracicaba. 

Conforme explicou o assessor de gabinete da Secretaria de Finanças, Marcelo Carvalho, ao longo de julho, os servidores realizaram a transição interna para o novo sistema e se organizaram administrativamente para disponibilizar o serviço.  

“Aqui na Secretaria de Finanças todos se prepararam e estão aptos a atender as demandas que chegarão de forma digital. A expectativa, além de gerar economia, vai possibilitar mais agilidade no atendimento ao cidadão”, destacou Carvalho 

Outra vantagem do Prefeitura Sem Papel é a integração com outros órgãos. No dia 26 de julho, a gestão municipal e representantes da Softplan apresentaram a solução à Câmara de Vereadores de Piracicaba, que a partir de agora também poderá enviar ofícios ao Executivo de forma digital. 

“A ideia é facilitar essa comunicação no dia a dia. Ao invés de imprimir, protocolar e encaminhar fisicamente os ofícios, será possível enviá-los diretamente pelo sistema, para a secretaria responsável. A resposta também virá pelo mesmo caminho”, explica Nara Campos, assessora da secretaria municipal de Governo


Sobre o Solar BPM

O Solar BPM é um sistema de gestão de processos digitais desenvolvido pela Softplan Setor Público. Além de atender administrações municipais, também atual na Transformação Digital das demandas administrativas de órgãos como Secretarias de Meio Ambiente, Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos. 

Com a solução, que elimina o uso de papel em processos administrativos, as instituições públicas colhem benefícios como aumento de produtividade, maior eficiência nas rotinas de trabalho, acompanhamento de resultados, transparência e economia de recursos. 

O Solar BPM está presente em órgãos como as prefeituras de Barueri, Diadema, Ribeirão Preto, Itapevi, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL), o Tribunal de Contas de Goiás e o Ministério Público de Santa Catarina. 

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