A Softplan recebeu nesta terça-feira (12), em Florianópolis, a Secretária Executiva Adjunta de Planejamento e Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (SEINFRA-AM), Lizandra Brugnara. Ela participou do evento LIDE Tendências Santa Catarina, onde apresentou o case de sucesso do órgão com uso da tecnologia – em especial o e-Obras, sistema especializado na gestão de contratos de obras públicas desenvolvido pela Softplan Setor Público. Por ocasião da viagem, também aproveitou para conhecer a sede da empresa no Sapiens Parque.
“Em nome do Governo do Amazonas, gostaria de agradecer o convite e a oportunidade de ter participado desse encontro de lideranças hoje, aqui em Santa Catarina, com grandes líderes e grandes empresas. Pude conhecer cases de sucesso para levar e estudar uma possível implementação no Estado do Amazonas. Foi um momento de muita troca, muito aprendizado”, disse a Secretária.
Na palestra para os convidados do LIDE SC, Brugnara apresentou a trajetória de transformação digital da SEINFRA-AM a partir de 2019. Entre as iniciativas, a digitalização total de mais de 40 milhões de páginas de processos. “Isso traz inúmeros benefícios para o Estado, como celeridade na tramitação e mais transparência na gestão pública”, pontuou.
Outro exemplo de boa prática foi a adoção do Diário de Obras Digital, funcionalidade do e-Obras também desenvolvida em parceria com a Softplan. Pelo sistema, é possível superar os desafios logísticos e climáticos do Estado, bem como suprir a carência de mão de obra da SEINFRA-AM. Os 33 fiscais que antes muitas vezes demoravam até três dias para chegar nos locais das obras, agora conseguem acompanhá-las também à distância – e diariamente.
Como resultados dos esforços de transformação digital, a SEINFRA-AM conseguiu entregar à população 300 obras nos últimos três anos. Para 2024, segundo Brugnara, a meta é dobrar este número em apenas 12 meses.
Evento reúne lideranças para debater Cidades Inteligentes
A terceira edição do LIDE Tendências Santa Catarina teve como tema “Cidades Inteligentes”. Além da SEINFRA-AM, as discussões e palestras do evento contaram com a participação de empresas de tecnologia do Estado. A Softplan esteve representada pela gerente de marketing de Setor Público, Paloma Zimmer, que apresentou a atuação da companhia na transformação digital de instituições públicas e privadas.
Para Zimmer, a transformação digital envolve três grandes pilares: automação de processos, ferramentas de compartilhamento de informações e legislações coerentes e eficientes para esse propósito. Um exemplo real é o case de sucesso da Prefeitura de Barueri, São Paulo, cliente da Softplan, que eliminou totalmente o uso de papel em seus processos administrativos e passou a oferecer serviços públicos de forma totalmente digital.
“O conceito de cidade inteligente é muito maior do que se mostram em filmes futuristas. Trata-se, na verdade, de cidades que oferecem serviços ágeis, acessíveis e desburocratizados para todos seus cidadãos, facilitando o dia a dia e agregando tempo e eficiência na revisão de processos”, disse.