As Prefeituras de Barueri e Ribeirão Preto têm conquistado méritos notáveis graças à Transformação Digital. Um exemplo é a economia conjunta de mais de R$17 milhões em apenas 18 meses, um resultado direto do programa Prefeitura Sem Papel, que nas duas cidades vêm implementando processos e serviços digitais para cidadãos e servidores públicos.
Essas prefeituras adotam o Solar BPM, um sistema desenvolvido pela Softplan Setor Público especializado em gestão e automação de processos digitais para o Setor Público.
De acordo com dados levantados pela Softplan, essa economia abrange todo o período de 2022 até meados de junho deste ano. E além da economia de recursos públicos, a sustentabilidade é outro aspecto que se destaca nesse estudo: desde 2021 até junho de 2023, os municípios conseguiram economizar 106 mil quilos de papel, contribuindo para a preservação de 1.322 árvores.
O diretor executivo da Softplan, Rodrigo Santos, destaca a importância dessas iniciativas para melhorar os serviços ao cidadão:
“É fundamental ressaltar que essa ferramenta agrega um valor imenso na área de sustentabilidade para os municípios, além de proporcionar economia de recursos públicos e tempo por meio da digitalização dos processos nas prefeituras. No entanto, o maior benefício é a capacidade de oferecer ao cidadão acesso a serviços públicos mais eficientes.”, afirmou Santos.
Transformação Digital com Solar BPM
Esses resultados demonstram o impacto positivo da Transformação Digital nas administrações municipais, destacando como a inovação pode trazer benefícios financeiros e ecológicos, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos cidadãos.
A Softplan está totalmente alinhada quanto à relevância da Transformação Digital no setor público. Através do Solar BPM, os municípios possuem segurança neste processo de digitalização das prefeituras e garantem serviços de qualidade aos cidadãos.
Os resultados da Transformação Digital em Barueri e Ribeirão Preto repercutiram no Jornal de Barueri e no portal O Anhanguera, onde as notícias podem ser lidas na íntegra.