Em Tangará da Serra, município localizado no interior de Mato Grosso, inovação é uma das principais características da gestão pública. Comprometida com a transformação digital e o desenvolvimento urbano sustentável, a cidade tornou-se referência em iniciativas que integram tecnologia, transparência e eficiência administrativa.
Sob a liderança de Adão Filho, Secretário de Planejamento Urbano e Inovação, e com o apoio técnico de Eliseu Cunha, chefe do Departamento de Estudos e Projetos da SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Inovação), o município incorporou o Obras.gov à sua estratégia de inovação. A ferramenta passou a integrar o ecossistema digital do programa Inova Tangará, reconhecido por fomentar soluções tecnológicas com foco na melhoria contínua da gestão pública.
Antes e depois do Obras.gov: superando desafios e colhendo resultados
Antes da adoção do Obras.gov, a SEPLAN enfrentava desafios significativos, mas comuns, no acompanhamento das obras municipais. A gestão era fragmentada, com controle manual de cronogramas, medições e contratos. Relatórios fotográficos em Word, medições em Excel eram parte da rotina, o que dificultava a tomada de decisões, gerava riscos de retrabalho e limitava a transparência com a população.
A digitalização proporcionada pelo Obras.gov transformou esse cenário. Com a implantação da solução, Tangará da Serra passou a contar com:
- Fiscalização mais assertiva e monitoramento das obras em tempo real;
- Centralização das informações em um único ambiente digital;
- Gestão mais eficiente de prazos, contratos e medições;
- Maior transparência e participação social, com dados online acessíveis aos cidadãos;
- Redução de falhas e retrabalho, com processos integrados e padronizados.
Tangará recebe selo e se destaca em transparência e integração inteligente
O esforço da prefeitura para garantir uma gestão pública mais íntegra e acessível já vem sendo reconhecido. Tangará da Serra conquistou selos de transparência que reforçam o compromisso com a clareza nas informações e o uso de ferramentas digitais para prestação de contas. A cidade já tem a certificação ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e está em vias de conseguir o selo diamante.
A jornada de transformação, no entanto, não para por aí. A equipe da SEPLAN já trabalha em melhorias contínuas no uso do Obras.gov, dessa vez com um foco maior em integração. A solução de ERP da prefeitura será integrada ao Obras.gov, permitindo, por exemplo, a emissão de ordens de serviço de pagamento com poucos cliques. Com isso, processos antes isolados passam a dialogar em um fluxo único, mesmo que realizados em dois sistemas diferentes.
Essa integração irá otimizar rotinas, automatizar etapas de prestação de contas e reforçar ainda mais o papel da tecnologia como agente facilitador da gestão pública.
Um novo olhar para a gestão de obras públicas
“O Obras.gov nos permitiu transformar um processo que era burocrático e lento em algo muito mais fluido. Hoje, temos previsibilidade, organização e transparência em todas as etapas da obra”, explica Eliseu Cunha, destacando o impacto positivo da transformação digital na rotina da secretaria.
A experiência da prefeitura demonstra como a tecnologia pode atuar como aliada estratégica para tornar o serviço público mais confiável e eficiente; e como a inovação, quando bem implementada, gera valor direto para a população.
Transformação que inspira
Adão Filho destaca que “a cultura da inovação no setor público exige coragem para mudar, mas os resultados são recompensadores. O Obras.gov é parte de um conjunto de iniciativas que colocam Tangará na vanguarda da transformação municipal”, fazendo menção ao bem-sucedido programa Inova Tangará.
A iniciativa da prefeitura tem inspirado outras gestões a repensarem seus processos, em especial no que tange a gestão de obras públicas. A transparência passou a ser uma aliada da confiança, e a tecnologia, um motor de desenvolvimento.
Com os resultados positivos na gestão de obras públicas, Tangará da Serra segue expandindo o uso de soluções digitais em outras áreas da administração. A meta é clara: consolidar um modelo de gestão pública inovador, integrado e centrado no cidadão.
Os depoimentos apresentados neste conteúdo foram dados por Adão Filho e Eliseu Cunha durante o Insights na Prática, webinar ao vivo da Softplan Setor Público e que conecta experiências reais de Transformação Digital no setor público.
Assista à conversa completa com a Prefeitura de Tangará da Serra e conheça mais sobre como a cidade vem se destacando com projetos de inovação e transparência:
Assista agora ao episódio no YouTube.
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