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Procuradorias Municipais

PGM Camaçari aumenta eficiência com sistema de gestão processual 

Taynara Nakayama
18 de dezembro de 2024 Tempo: 6 minutos
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A Procuradoria Municipal de Camaçari (BA) testemunhou um aumento em sua eficiência sem perder a qualidade na atuação após a adoção de um sistema de gestão processual e da consequente formação de uma cultura de trabalho digital. Os resultados colhidos atualmente são frutos da decisão de tornar-se uma Procuradoria Digital.

O movimento iniciou em 2017 com o saneamento de processos físicos. Uma equipe de cinco procuradores, 50 estagiários e dois coordenadores de estágio analisaram e triaram mais de 30 mil execuções fiscais. “Após o zoneamento, os estagiários iniciavam a digitalização desses processos e o judiciário homologava e transformava os processos em digitais” explica a Procuradora Virgínia Oliveira.

Buscando tornar-se uma Procuradoria Digital, PGM Camaçari escolhe SAJ como sistema de gestão processual

A transição do físico para o digital do acervo foi concluída durante a pandemia da Covid-19. Nesse meio tempo, Camaçari deu mais um passo em direção à consolidação da Procuradoria Digital: a adoção do SAJ Procuradorias, um sistema de gestão processual desenvolvido pela Softplan Setor Público.

No começo de 2019, a PGM iniciou o processo de implementação, integrando o SAJ Procuradorias com o Tribunal de Justiça da Bahia e realizando a fase de testes. Em abril do mesmo ano, a equipe já recebia intimações de primeiro grau pelo sistema.

Segundo a Procuradora Virgínia Oliveira, as duas principais motivações por trás da adoção do SAJ era acompanhar a transformação digital que já vem acontecendo no Judiciário e digitalizar a gestão processual. “A gente precisava atender essa demanda do Judiciário sem deixar de lado a eficiência, produtividade e qualidade” relembra a Procuradora.

Tecnologia oferece gestão completa das atividades da Procuradoria

Com o SAJ, a PGM Camaçari encontrou uma solução completa para a gestão processual, atendendo a essas motivações e outras necessidades de uma Procuradoria Digital. “Conseguimos gerir melhor os prazos e adotar estratégias que não eram possíveis antes. E ações em lote se tornaram mais simplificadas”, explica Ana Beatriz Álvares Travassos, Procuradora da PGM Camaçari. 

Entre as facilidades trazidas pelo sistema, a Procuradora Ana Beatriz cita que a PGM já não precisa esperar a intimação do Judiciário. Por conta própria, pode fazer filtragens de CDAs que mudaram de status e pedir a extinção em lote daquelas que estão alteradas. “Antigamente seria possível, mas não no quantitativo que temos hoje” avalia a Procuradora.  

PGM Camaçari atende aumento da demanda e mantém qualidade de atuação com apoio do SAJ

Acostumados a receber os processos por meio da visita semanal do Oficial de Justiça e a guiar-se pelos prazos dessa periodicidade, os integrantes da Procuradoria levaram cerca de três meses para adaptar-se à nova rotina da cultura de trabalho digital. Outro desafio inicial foi o aumento significativo no quantitativo de processos recebidos após a integração que o SAJ Procuradorias fez com o TJ.

Após a adoção do sistema e com o início da pandemia, a demanda na PGM quadriplicou. Em 2022, o fluxo médio foi de 6 a 7 mil intimações por mês, volume distribuído entre quatro procuradores. Virgínia Oliveira conta que o aumento já era, de certa forma, esperado. “Apesar do volume de trabalho e do cansaço que a gente enfrenta, todo mundo é muito engajado e se sente estimulado, porque enxerga os resultados do trabalho que vem fazendo” reflete Oliveira.

Para lidar com o aumento na demanda, a PGM conta ainda com o apoio do seu corpo de estagiários e assessores, que também utiliza o sistema de gestão de processos. Nesse ponto, o SAJ Procuradorias facilita a distribuição e acompanhamento de tarefas, permitindo que os procuradores façam uma filtragem inicial de qual matéria será designada para cada estagiário. “Conseguimos saber do que é aquela intimação, se ela pode ir para um estagiário ou assessor. Assim, a gente pode focar no que realmente precisa da nossa atenção” avalia Ana Beatriz Travassos.

Sistema de gestão processual apoia funcionamento 100% da PGM Camaçari durante a pandemia 

Na avaliação da Procuradora Ana Beatriz Travassos, o trabalho remoto exigido pelo distanciamento social durante a pandemia também esteve por trás do aumento no quantitativo de intimações, “A sensação é que os juízes começaram a publicizar mais decisões.” pondera Travassos.

Para a Procuradora, o Judiciário teve um funcionamento mais célere após o choque inicial da pandemia. “O ritmo do nosso trabalho aumentou muito. Se antigamente nós tínhamos 400/500 processos por mês por Procurador na Procuradoria Fiscal, nós passamos a ter 700/800” avalia Ana Beatriz Travassos.

A digitalização do acervo e a disponibilidade de uma ferramenta como o SAJ Procuradorias foi fator primordial para que a PGM Camaçari conseguisse não apenas manter sua atuação durante a pandemia como também acompanhar o aumento na demanda. “A gente não teria como gerir esses processos todos se não tivéssemos já a Softplan dando esse apoio, se já não tivéssemos essa gestão de processos digital” reflete Ana Beatriz Travassos.

Virgínia Oliveira, Procuradora do Município de Camaçari.

PGM Camaçari consolida-se como Procuradoria Digital e mantém-se na vanguarda da cultura do trabalho digital

A pandemia quebrou o paradigma da eficiência e produtividade em home office no setor público. E, na PGM Camaçari, também evidenciou outras formas de capacitar e acompanhar integrantes que se juntaram à equipe durante o período de distanciamento social. A Procuradora Ana Beatriz Travassos relata que houve assessores e estagiários que iniciaram seus trabalhos já no modelo home office.

Ela destaca a dificuldade que seria caso a PGM não contasse com um sistema para controlar tarefas e um repositório com conteúdos para capacitação do usuário no uso da ferramenta. Com os modelos de petição do SAJ Procuradorias, é possível orientar a equipe, presencialmente ou a distância, exemplificando como será o enquadramento e direcionando qual parte da legislação será utilizada. “A gente já tem a segurança daqueles modelos pré-dispostos, tem funcionado muito bem” conclui Travassos.

Os depoimentos desta história de sucesso foram extraídos da participação da PGM Camaçari no evento Gestão Pública Talks 2022. Clique e assista à palestra completa “Formação da cultura digital como estratégia para aumento da eficiência. A palestra conta com a participação de Virgínia Santana Correa Oliveira, Procuradora do Município de Camaçari; Ana Beatriz Alvares Travassos, Procuradora do Município de Camaçari; e Jennifer Jones, Executiva de Relacionamento da Softplan Setor Público.

Quer conhecer o SAJ Procuradorias? Agende uma demonstração com o especialista da Softplan Setor Público.

É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui experiência internacional na Universidad Nacional del Sur (Argentina). Taynara está na Softplan há mais de três anos, atualmente é redatora na Unidade Setor Público.

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