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ESG

ESG: como fazemos e qual a sua importância para o futuro

Tiago Melo, PhD
12 de novembro de 2024 Tempo: 4 minutos
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Tenho certeza de que vocês já se depararam com a sopa de letrinhas ESG em algum momento nos últimos meses. ESG é um acrônimo que abrange ações, práticas e frentes de trabalho relacionadas às temáticas de Meio Ambiente (E de Environment), Social (S) e Governança (G). O Grupo Softplan está estudando e se estruturando para ampliar o programa de ESG, que implementamos oficialmente a partir de 2023. Preparem-se, pois, nos próximos anos, esse será um assunto bastante presente em nosso dia a dia. 

Uma empresa de consultoria bastante conceituada — a Rever Consulting — trabalhou conosco para ajudar a estruturar as bases desse programa ESG. Com base no diagnóstico enviado por eles, definimos propostas de ações para a Softplan Setor Público, nossas soluções e clientes. 

Metodologia aplicada na prática 

Com base nas melhores práticas de mercado e no framework fornecido pela organização Global Reporting Initiative (GRI), realizamos um mapeamento de indicadores de impacto do Grupo Softplan e das soluções da Softplan Setor Público, especificamente. Falamos um pouco desse processo em um post recente no Visão Softplan. 

A partir desse trabalho, elaboramos a nossa Matriz de Materialidade, que é um artefato essencial nesse processo e que reúne os temas mais relevantes para os nossos principais stakeholders. Estabelecemos também nossa estratégia de sustentabilidade, ancorada nos três pilares estruturantes a seguir: 

Pilar 1 | Soluções inovadoras

Utilizamos a tecnologia para acelerar a eficiência nos negócios e propor soluções que promovam inovação e impactos positivos para os clientes, a sociedade e o meio ambiente.

Pilar 2 | Relações transformadoras

Acreditamos no poder transformador do conhecimento, por isso, fomentamos um ecossistema que promova o desenvolvimento e a inclusão de colaboradores e comunidades.

Pilar 3 | Operações confiáveis

Temos foco contínuo na execução precisa, segurança e ética de todas as atividades, garantindo a confiabilidade e a consistência em cada processo.


Aqui, na vertical do Setor Público, a partir do direcionamento estratégico do pilar das soluções inovadoras, passamos a engajar nossos clientes de todas as soluções para entender, na visão deles, quais eram os principais eixos de impacto real ou potencial que eles identificavam em sua relação com a Softplan. 

Essa consulta resultou na materialização da Central de Indicadores de Resultados ESG, que elenca, além dos eixos de maior impacto, indicadores quantitativos que tangibilizam o impacto de nossos clientes em cada um dos eixos. 

Central de Indicadores atua como guia das ações 

A Central de Indicadores de ESG é uma ferramenta que colabora diretamente com a prestação de contas dos resultados obtidos para a sociedade e os clientes de forma clara e transparente, além de promover a discussão estratégica contínua com nossos stakeholders sobre como as nossas soluções podem maximizar seus impactos positivos. 

  • Maior eficiência da organização: seja por aumento de produtividade, celeridade, visibilidade gerencial, transparência, economia financeira ou qualidade dos serviços e produtos oferecidos. 

  • Redução do impacto ambiental: ao proporcionar a realização de atividades sem uso de papel e à tramitação de processos, procedimentos, pareceres e interações entre os envolvidos de forma 100% digital. 

  • Ampliação e melhoria de acessos externos: aos cidadãos, empresas ou outras instituições que demandam ou acompanham demandas gerenciadas por ela, ou que consultam serviços, de forma mais ágil, completa e transparente. 

  • Evolução tecnológica da solução: inovação e estabilidade, com o emprego das melhores técnicas e abordagens, de forma que a solução evolua em termos de recursos e tecnologia utilizada, arquitetura e desempenho. 

  • Fomento da transformação digital: pela difusão de conhecimento sobre tecnologias, técnicas e ferramentas, conhecimento de negócios e disponibilização de dados e estatísticas que apoiam o processo decisório. 

  • Atendimento de requisitos do regulador: que avalia e controla a atuação da instituição e seu grau de integração com outros sistemas relacionados à sua atividade. 

Disponibilizamos uma versão pública da Central de Indicadores em nosso site. 

Engajando os clientes com resultados reais 

Com os impactos mapeados e os resultados mensurados, passamos agora para a parte mais interessante do trabalho, que é engajar continuamente nossos clientes para nos certificarmos de que nosso trabalho tem atingido os resultados esperados por eles, sob a perspectiva multidimensional proposta pela Central de Indicadores. 

Nossos clientes do Setor Público são especiais. Eles prestam um serviço indispensável para a sociedade (ou seja, para nós, nossas famílias, amigos e vizinhos). Sua eficiência tem relação direta com crescimento econômico, níveis de emprego, bem-estar e paz social. 

Buscar a maior eficiência possível desses clientes faz sentido para nós como empresa (só lembrando de alguns valores da empresa: “Somos especialistas em traduzir conhecimento e tecnologia em soluções que simplificam e impactam diariamente a vida de milhares de pessoas” e “Acreditamos que juntos somos mais fortes”). E com certeza também faz sentido para nós, como cidadãos. Muitos de nós, Softplayers, estamos aqui por esse propósito: promover transformações fundamentais na vida das pessoas. 

Tiago Melo é economista, doutor em economia de empresas, com enfoque em responsabilidade social pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atualmente é coordenador de ESG da Softplan, onde trabalha desde 2013. Tiago já atuou em todos os segmentos da Justiça, como analista de novos negócios e product manager. Nesse período, contribuiu em diversas iniciativas de alto impacto da empresa, como no desenvolvimento de frentes de trabalho e soluções de analytics, inteligência artificial e desenvolvimento de produtos voltados para o mercado privado de grandes demandantes judiciais.

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